EMAGRECIMENTO E PSICOLOGIA! UMA COISA QUE VOCÊ PRECISA MUITO SABER!
- Michael Bernardo
- 17 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2018
Você já sentiu isto? Uma mistura de ansiedade e medo, nunca se sentir bem com o corpo, ou faz dietas que nunca funcionam. Nem sempre emagrecer esta relacionado ao seu corpo físico, sua herança hereditária ou por que sempre há aquela "festinha com os amigos". Descubra o porque muitas vezes está relacionado a sua forma de pensar.

A psicologia do emagrecimento
O corpo magro, esbelto, cheio de curvas finas sempre foi o queridinho de muitas mulheres, porém uma grande parte destas mulheres tem muitas dificuldades em se encaixar neste padrão, mesmo que não seja por beleza, más também por saúde.
"Estas mulheres, e homens, tentam varias dietas e exercícios diferentes para alcançar este objetivo, porém nem sempre dá certo, e algumas vezes até da certo, por pouco tempo, depois engordam tudo de novo, até mais que antes."
Isso acontece porque não mudaram sua forma de Pensar a comida, isso mesmo, a forma como pensam o que é quando vão comer, o que aquela comida realmente significa para a pessoa.
A Psicologia através da abordagem da TCC (Teoria Cognitiva Comportamental) quando aplicada ao emagrecimento, também procura estudar e modificar estes tipos de pensamentos, que são conhecidos como pensamentos sabotadores.
Alguns exemplos são:
Pensamento de tudo ou nada – faço a dieta sem nenhum deslize ou não faço
Filtro mental – comer este doce agora não fará diferença – o problema deste pensamento é quando acontece com frequência.
Pensamento ilusório – já que comi este doce hoje, posso comer o que quiser o resto do dia.
Regras disfuncionais – não devo desperdiçar comida.
Leitura mental – se não aceitar o que me é oferecido vou ofender as pessoas.
Estes pensamentos dificultam o processo de emagrecimento. As vezes levando as pessoas a desistirem de alcançar seus objetivos.
Não apenas pensamentos sabotadores podem atrapalhar o processo de emagrecimento, algumas questões psicológicas também podem. Vou falar um pouco destas questões para vocês.
> Exemplo de pensamento negativo: - “essa dieta está me sobrecarregando. É muito complicada” - este é um tipo de pensamento que pode te levar a abandonar a dieta, e muitas vezes é mentira. É apenas seu psicológico querendo que você volte a consumir mais calorias, pois está acostumado com isso.
Quando se está em privação o cérebro manda pensamentos automáticos que te fazem procurar o que ele sente falta, e isso é um dos motivos para que as pessoas saem das dietas.
Isso não é algo que você não vive sem, basta aprender a identificar e modificar este pensamento.
Quando uma pessoa inicia uma dieta, geralmente tem em mente a quantidade de peso que quer perder.
Quando isso não acontece como previsto, as pessoas se sentem tristes, desanimadas, e até mesmo incapazes.
Estes sentimentos não devem prevalecer. Todo processo de emagrecimento tem uma fase onde a perda de peso é mais lenta.
Isso é natural! O que deve ser feito é não deixar que estes pensamentos te façam comer o que não está na dieta e seguir em frente.
Tem que aprender a controlar e modificar seus pensamentos em relação à comida. E a psicologia aplicada ao emagrecimento te auxilia neste processo.
Muitas pessoas têm como costume comer por qualquer tipo de sentimento... estar feliz, triste, estressado, ou até mesmo por raiva.
Este é um hábito que deve ser modificado, e a comida não altera estes sentimentos, no momento que se come pode se sentir melhor, porém, depois, com certeza irá se sentir pior.
A psicoterapia aplicada ao emagrecimento vem para auxiliar as pessoas a controlarem sua alimentação, a comerem se realmente estiverem com fome, e ingerir o que precisam.
Auxilia a identificar e modificar os pensamentos sabotadores, e assim, colaborando na perda de peso de forma saudável e duradoura.

Se você gostou do artigo e quer ou precisa de ajuda psicológica entre em contato conosco!
Este artigo foi escrito por:
Mariana Tavares
Psicóloga CRP: 04/49499
WHATSAPP :(31) 9329-2029
Entre na aba CONTATOS para saber mais da Mariana!
Comentários