top of page

A PSICANÁLISE DE FREUD! RESUMO (ESSA ELE EXPLICA)

  • Foto do escritor: Michael Bernardo
    Michael Bernardo
  • 17 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de mai. de 2018

VOCÊ SABE O QUE É PSICANÁLISE FREUDIANA? Nosso amigo Sigismund Schlomo Freud (1856-1939) foi médico e que teve uma influência enorme na forma de pensar da vida psíquica criando assim a Psicanálise. Mas, você sabe o que é!?

Nascido em uma família judaica, em Freiberg in Mähren, Sigismund Schlomo Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise.


Freud utilizando-se de técnicas de hipnose iniciou seus estudos por tratar pacientes com histeria, como um meio de acessar os conteúdos mentais dos mesmos.


Observando melhora dos pacientes concluiu que a causa nem sempre estaria envolvendo natureza orgânica como se propunha na época, e sim, psicológicas.


Com isso a hipótese serviu de base para a psicanálise e outros conceitos como o inconsciente , obtendo assim uma visão biopsicossocial do ser.


Relatos de pacientes curados através do dialogo veio a criar um novo método de tratamento: a cura pela fala, em outras palavras, a psicanálise, que utilizava a interpretação de sonhos e a livre associação como acesso ao inconsciente por exemplo.

Com a Investigação de problemas de natureza psíquica e o estudo aprofundados desses mecanismos Freud vem a criar a psicanálise.


Freud Acredita que as pessoas podiam ter seus problemas resolvidos e curados por meio da fala trazendo a tona seus pensamentos inconsciente (sonhos e desejos) em consciente.


Como funcionava o método



A Psicanálise!? Uma das mais fascinantes modalidades do gênero policial, em que o detetive procura desvendar um crime que o próprio criminoso ignora. ( Mário Quintana)

Na psicanálise Freud colocava o analisando de costa para eles enquanto este relatava sonhos e memórias, fazendo com que o analista tomasse notas sobre o seu relato.


Os psicanalistas pressupõem que o problema psicológico está enraizado em sua mente inconsciente, podendo significar que possuem questões não resolvidas durante o desenvolvimento e/ ou trauma reprimido.


A psicanálise utiliza de técnicas e ferramentas para o paciente chegue ao insight (compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados ) como :

  • Incluindo borrões de tinta,

  • Atos falhos, associação livre

  • Interpretação (incluindo análise de sonhos)

  • Análise de resistência e análise de transferência.

Freud veio a elaborar a teoria psicanalítica sintetizada essencialmente em três publicações:

  1. Interpretação dos Sonhos, de (1899);

  2. “Psicopatologia da Vida Cotidiana”, que contém os primeiros princípios da Psicanálise(1904);

  3. “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”, na qual estão os esboços básicos desta doutrina(1905).


Teoria da Psicanálise


Na psicanálise os processos mentais ocorrem em três níveis de consciência do ser humano.


Consciente: é o estado em que sabemos (temos consciência) daquilo que pensamos, sentimentos, falamos e fazemos. São todas as ideias que os indivíduos estão cientes de existir / pensar.


Pré-consciente: é o estado das ideias que estão inconscientes, mas que podem voltar a ser conscientes, caso haja o correto direcionamento da atenção dos indivíduos para elas. Os pensamentos que se encontram neste estado, por exemplo, podem ser percebidos a partir dos sonhos.


Inconsciente: onde ficam guardados todos os desejos e ideias reprimidas, censuradas e inacessíveis ao estado consciente, mas que acabam por afetar os comportamentos e sentimentos dos indivíduos.


Ainda de acordo com a Teoria da Psicanálise de Freud, três elementos auxiliam nos equilíbrio do comportamento que são:




Id: onde se encontram os instintos e pulsões relacionados ao prazer, como os desejos inconscientemente carnais, materiais e sexuais, por exemplo.


Ego: caracteriza a personalidade de cada indivíduo, agindo como o equilíbrio do Id (princípios dos prazeres inconscientes) e do superego (as regras morais que limitam a extravagância do Id).


Superego: monitora a mente humana, mantendo-a sempre alerta aos princípios da moral, evitando que ocorram desvios exagerados em direção ao Id.


A teoria da psicanálise possui muito mais conteúdo do que mostramos, caso você queira saber mais saber mais fique de olho no blog pois sempre traremos coisas novas!


Frases da psicanálise


- "O melhor é inimigo do bom."

- "Toda piada, no fundo, esconde uma verdade."

- "Sonhos são o caminho real para o conhecimento das atividades inconscientes."

- "Cada um de nós vê a todos como mortais, menos a nós mesmos."


Tem algo a acrescentar a matéria coloque nos comentários e ajude o blog a crescer, mande sua mensagem.



Commentaires


RECEBA  AS NOVIDADES

  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2018 por Michael Bernardo. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

bottom of page